A diferença entre o spam e o e-mail marketing

  • ViNaWeb

03 de set, 2009

livro_e_mail_mktA linha que separa o spam do e-mail marketing praticamente não existe, dizem os mais radicais. No entanto, o envio de e-mails como forma de relacionamento é um dos maiores casos de sucesso da internet. (Webinsider)

O que mais atrapalha o e-mail marketing é o spam. É possível considerar que 7 em cada 10 e-mails no mundo são propagandas indevidas, muitas vezes de produtos ilegais. Segundo pesquisa da empresa britânica MessageLabs, que desenvolve softwares antivírus, cerca de 70% de todo o tráfego de e-mails no mundo é gerado pela prática do spam.

Tanta intensidade submete o usuário de internet a um esforço que não deveria existir. Penaliza a todos pelo tempo perdido para descartar estas mensagens e o também as máquinas – mais de dois terços da capacidade dos servidores de e-mail dos provedores estão sendo ocupados para transmitir spam.

Estatísticas mostram que cerca de 20% das mensagens bloqueadas são legítimas, prejudicando remetente e destinatário, que não conseguem realizar a troca de informações da forma desejada.

Por outro lado, o e-mail marketing tem como princípio básico o consentimento do usuário, que fornece o endereço de e-mail (opt-in) e pode rejeitar a qualquer momento a comunicação com um simples clique (opt-out). transformando-se em um canal de excelente relação custo-benefício para quem envia e para quem recebe.

Para esclarecer dúvidas neste terreno, o livro Estratégias de E-mail Marketingpretende orientar profissionais de marketing, criação e tecnologia, além de empresários que desejam entender como o e-mail marketing pode trazer resultados práticos – sem causar estragos, bolas fora e gols contra.